O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (24/10), que o combate às drogas precisa envolver também ações voltadas aos usuários, e não apenas aos traficantes. A declaração foi dada durante entrevista a jornalistas na Indonésia, onde participa de compromissos oficiais.
Segundo o presidente, o tráfico se mantém porque há demanda interna. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse.
Lula reforçou que existe uma relação mútua nesse mercado ilícito. “Tem gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, completou.
Reação às falas de Trump
O presidente brasileiro também comentou declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem intensificado ações militares no Caribe com a justificativa de enfrentar o tráfico internacional de drogas ligado à Venezuela.
Trump afirmou nesta quinta-feira (23/10) que poderá adotar ofensiva terrestre e declarou que seu governo iria “apenas matar as pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país”.
Lula criticou o tom da declaração. “Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender as pessoas, julgar as pessoas, saber se a pessoa estava ou não traficando, e aí você pune as pessoas de acordo com a lei”, afirmou.































