CAMPO GRANDE
Política

Fala de Lula sobre traficantes “vítimas” vira munição para a oposição

Foto: Reprodução

publicidade

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre traficantes serem “vítimas dos usuários” abriu um novo flanco de críticas da oposição, que usou a fala para acusar o governo de inverter a lógica entre criminosos e sociedade. O comentário foi feito durante entrevista a jornalistas na Indonésia, onde o petista cumpre agenda oficial na Ásia.

Segundo Lula, o debate sobre narcotráfico precisa incluir a responsabilização do consumo. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, afirmou.

O tom da fala caiu como combustível no cenário político já inflamado por discussões sobre criminalidade e segurança pública. No X (antigo Twitter), o presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), retrucou:

“Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas.”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou:

“Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco, o PCC vira ONG.”

Já o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), chamou a fala de “inacreditável”.

“O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima, e o cidadão de bem é o culpado”, disparou.

A repercussão negativa veio justamente no mesmo dia em que o petista ganhou um respiro no cenário político: segundo pesquisa Atlas/Bloomberg, Lula atingiu seu melhor índice de aprovação desde janeiro de 2024 e aparece à frente de todos os adversários em simulações para as eleições de 2026.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Agressão familiar resulta em prisão de homem em Nova Andradina

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade